quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O amigo oculto.

Em uma empresa de Telemarketing qualquer, é dia de confraternização de fim de ano. E é claro, não poderia faltar o símbolo máximo da falsidade universal: O amigo oculto.

MARTA- Bem, o ano está acabando e eu gostaria de dizer que a nossa empresa está muito, muito, muito satisfeita com o desempenho de vocês. A nossa equipe foi diminuindo, diminuindo, diminuindo, até ficar vocês seis. E é bom saber que vocês foram determinados e guerreiros, para continuar vestindo a camisa dessa empresa durante todo esse tempo.

Pensamento:

VAL- Agüentei por que tenho dois filhos para criar.

PEDRO- Vaca...se você soubesse que eu contribui para que todos saíssem fazendo fofocas pelo corredor.

ANA- Eu só tô aqui até aparecer algo melhor.

SÉRGIO- Quando eu fizer seis meses nessa merda tento fazer um acordo para eles me mandarem embora, só para receber o seguro.

DIRA- Tive que ter um filho atrás do outro para segurar esse emprego. Se eu não tivesse grávida já tinha sido mandada embora.

ZECA- Vestir a camisa? Nem uniforme eles nos dão de tão mãos de vaca que são.

Todos sorriem falsamente.

Ação:

MARTA- Bem, o natal é uma época de união ,de amor e paz e por isso estamos aqui reunidos para o nosso tradicional amigo oculto (riso falso). Então, vamos começar equipe? Quem quer começar?

Silêncio.

MARTA- Bem... então, eu começo. Então... o meu amigo oculto é alto, não tem dentes e é careca....! Quem será? Quem será?

Todos se olham com cara de tédio.

MARTA- Ah gente, era só uma brincadeirinha... vocês sabem que amigo oculto é sempre assim. A gente fala o contrário do que a pessoa é...!

Todos continuam com olhar de tédio.

MARTHA- Hãããã, então. O meu amigo oculto é determinado, pontual e bate todas as metas do dia. Ele é o....o.... Pedro!

Todos batem uma palma. Os dois dão um abraço frio.

Pensamento:

PEDRO- Galinha velha. Vive me metendo pressão para bater essas porra dessas metas. Vive dizendo que eu vou ser demitido. Desejo tudo que não presta para você.

MARTA- Não faz mais que a obrigação.

Ação:

PEDRO- Pô Marta, obrigado. Eu... amo essa empresa e tenho prazer em acordar de manhã para vir pra cá. Te adoro e você sabe e todas as vezes que eu falei mal de você aqui dentro é por que a gente sempre implica com quem a gente ama.

Pensamento de todos:

- Puxa saco, filho da p...!

MARTA- Eu sei que não há mágoas querido, eu sei. Abre o presente.

PEDRO- Nossa... um vidro de álcool gel.. não precisava.

MARTA- Precisava querido por que sempre que você vai ao banheiro não lavas as mãos que eu seEi! (risinho)

PEDRO- Obrigado. Bem, meu amigo oculto na verdade não é amigo e sim, uma inimiga declarada. É a pessoa que menos gosto na empresa, mas, já que tive a infelicidade de tirar, tenho que agüentar. É a Val.

MARTA- Ai,ai. O Pedro sempre com o seu humor frio. Você não existe.

Todos batem uma palma.

VAL- Bem, obrigada. Eu sei que o Pedro fala isso da boca pra fora por que no fundo ele gosta de mim sim.

Pensamento de todos:

-Ah, não gosta não!

VAL- Então... o que será que eu ganhei? Hum.. um vidro de óleo de peroba!

PEDRO- Para você passar nessa sua cara de pau toda vez que você liga pra empresa dizendo que não virá por que um filho seu está doente, mas na verdade, você está de ressaca!

VAL- Hãããã. Obrigada! Bem, a pessoa que eu tirei vive saindo pra beber água de cinco em cinco minutos e se formos calcular o tempo que ele passa fora do local de trabalho, já dá as férias do mês dele...!

Todos olham para Sérgio.

SÉRGIO- Eu já falei que tenho pedra nos rins e tenho que tomar água toda hora.

VAL- Então... abre o seu presente querido, abre!

SÉRGIO- Uma.. garrafa d’água!

VAL- Exatamente. Seus problemas acabaram.

SÉRGIO- Obrigado Val. Bem, o meu amigo oculto na verdade é uma amiga. É conhecida como Ratinha pelos corredores pela quantidade de filhos que tem... é a Dira.

Pensamento de todos:

- Falou pouco mais falou bonito!

DIRA- Obrigado Sérgio.

SÉRGIO- Não foi nada, eu precisa fazer isso por você.

DIRA- Uma cartela de anticoncepcional...? Obrigada!

SÉRGIO- Nada... e dentro da caixa tem camisinha também. Feminina e masculina.

DIRA- Eh, então. O meu amigo oculto é recém chegado na empresa e é a pessoa que mais tenho afinidade.

Pensamento de todos:

-Ela tá dando pra ele.

DIRA- É o Zeca!

ZECA- Valeu Diraaa! E onde está o meu presente?

DIRA- Então... eu resolvi fazer uma surpresa para todos e principalmente pra você. O seu presente está aqui ó!

Aponta para a barriga.

TODOS- Oh!

ZECA- Eh... ah... que... bom! Você tá grávida? Nossa, que... presente legal!

Pensamento de todos:

- Será que ele vai acreditar que é o pai?

ZECA- Bem... estou até sem palavras agora. Minha amiga oculta é a Ana.

ANA- Valeu Zeca. Bem gente, eu não vou me prolongar muito por que o que eu tenho a dizer é muito breve. A minha amiga oculta é a Marta e eu quero dizer Marta, que você foi o pesadelo de todos nós durante esse ano. Que a sua pressão fez com que eu caísse em depressão e tentasse me matar cinco vezes, mas que graças a Deus você não conseguiu por que o Deus que eu sirvo é maior! Tá aqui o seu presente. É um espelho para que você possa se olhar e ver que você não é perfeita e vive cobrando perfeição dos outros. É isso.

MARTA- Bem... eu sei que você acha que sou a pior pessoa do mundo, mas, gente... tudo o que eu faço é para ver o sucesso da equipe.Mas, não guardarei mágoas querida. Sei que estamos todos sensíveis devido ao espírito do natal. Agora vamos dar um abraço conjunto para demonstrar a força da nossa equipe.

Todos se abraçam por...três segundos.

Pensamento:

MARTA- Tenho que dá um jeito dessa vaca ser demitida.

Ação:

MARTA- Ok, ok, agora todos voltando para o local de trabalho porque não podemos deixar os telefones tocando. Vamos bater a meta do natal gente, não deixa a peteca cair. Vamos, rápido, já perdemos tempo demais.

Todos saem correndo.

MARTA- Ah, pessoal... um feliz natal!

Pensamento de todos:

- Vai se lascar sua p...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário