domingo, 19 de setembro de 2010

Reinações.

A três meses, preparamos a peça " O Reino". A peça, drigida e escrita por mim e encenada pela Trupe Bando de Artes, marcará a estréia da Trupe em palcos brasilienses. A apreensão é grande, muita responsabilidade, mas posso dizer que a peça está sendo preparada com muito carinho e cuidado. Nos preocupamos em marcar, desenhar, cada cena, cada movimento, para que tudo tenha o efeito esperado, sem perder a sutileza. Por ser um drama, a peça não aceita "cacos", o nome que damos no teatro para improvisações. Mas ainda assim, a peça tem seu lado cômico, por três vezes: quando Maria (Lúh Rodrigues) é apresentada ao senhor Boaventura (José Moreno), o diálogo se dá de maneira bem irônica. Quando Maria dança para o senhor Villar (Alvaro Macedo), a dança marca toda a cena, que na verdade será mais uma tentativa de fuga da personagem, quase uma corrida de gato e rato. E quando Maria imita os trejeitos de sua Mãe, Donna (Paula Durval).
Todas as cenas, como ja disse antes, estão sendo muito bem desenhadas. Os movimentos são bem finalizados, um movimento leva a outro. Me preocupei também em não revelar tudo ao espectador, sendo assim, uma cena que parece que vai terminar de um jeito, termina de outro.

Sinopse de O Reino:

Ao relembrar as palavras que sua mãe dizia, e que ela passa a dizer para sua boneca, Maria revê o seu lado negro ressurgindo e personagens da sua vida, até então esquecida, voltando. É quando ela se vê novamente em sua casa, um bordel de luxo dos anos 50, seus brinquedos, que em alguns momentos, se transformam em amigos imaginários, os ex-clientes, as brigas com sua mãe. Maria vivia de lembranças e fantasias. Vivia presa em casa, e quando precisava sair, inventava lugares. Foi assim com sua fuga para o circo. Maria vê seu futuro, uma noiva, e seu passado, uma debutante, se encontrando e lhe revelando a mais infeliz verdade: Ela é louca, e jamais será feliz. Será mesmo?

A peça é encenada pelos atores:  Lúh Rodrigues (Maria) , Álvaro Macedo (Senhor Villar, Boneco, Palhaço) , José Moreno (Senhor Boaventura , Boneco , Mágico) , Ana Paula Silva (Boneca, lado negro de Maria, debutante, prostituta, patnner.) , Paula Durval (Mãe de Maria, boneca, noiva, trapezista).

Vale a pena conferir!!!

2 comentários:

  1. e aí, mestre, sempre se aperfeiçoando na arte de escrever e atuar. Muita merda pra vocês, vai dar tudo certo, eu sei. Quando serrá a apresentação? Quero assistir. Muita luz!

    ResponderExcluir
  2. Olá, amiguinho!!
    Sucesso bombando, hein... parabéns!
    Gostaria de assistir este espetáculo.
    Beijos!
    Fabrícia - RJ.

    ResponderExcluir